Notícias / Geral

Instituição produz álcool 70 para ser usado em unidades médicas

Produto será utilizado na higienização de macas e corrimões das unidades médicas.

24/03/2020

Produto, que deve ser usado para higienização de macas e corrimões das unidades médicas, está em fase final de testes e deve ser entregue nesta semana.

A instituição Senai Cimatec está produzindo álcool 70 que vai ser doado para hospitais, Unidades de Pronto Atendimento Médico (UPAs) e farmácias de manipulação de Salvador. O produto está em fase final de testes e deve ser entregue nesta semana.

Segundo a gerente de química e petroquímica do Senai Cimatec, Otanéa Oliveira, o produto chega no parque da empresa, que fica na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador, e é descarregado em um tanque de 2000 litros. "O caminhão do álcool 70, chegando no Cimatec parque, vai ser descarregado no tanque de 2000 litros e depois encaminhado para linha de envase", explicou Otanéa Oliveira.

O material produzido, de acordo com a gerente, não é higienizador de mãos. O álcool gel produzido pelo Senai Cimatec vai ser usado na limpeza de macas e corrimões das unidades médicas e farmácias. "Esse álcool é utilizado somente para a limpeza de superfícies. Corrimões, macas, limpezas de superfícies mesmo, em que vai dar um apoio na minimização da disseminação do Covid-19", disse.

Para a produção do produto higienizador, a empresa contratou 30 funcionários, que trabalham na realização do envase do material, rotulagem e no transporte para o caminhão de distribuição.

O material já foi registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deve passar por uma análise laboratorial final.

"O álcool 70 já saiu da produtora com um laudo e tem o registro da Anvisa. No entanto, para cada lote que for realizado de envase aqui no Senai Cimatec Parque, serão feitas análises laboratoriais", contou Otanéa.

Acesse a matéria

Fonte: G1Bahia