Crea-BA divulga balanço parcial da Fiscalização no Carnaval

21/02/2020

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia segue atuando nas fiscalizações do Carnaval de 2020. Para o evento, foi montada uma estrutura com 17 fiscais, um coordenador e dois supervisores, visando garantir a presença dos profissionais habilitados na montagem das estruturas das arquibancadas, camarotes, praticáveis e trios elétricos, distribuídos nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Os dados parciais apontam que foram 150 situações fiscalizadas, com a notificação de 31 situações de exercício ilegal das profissões. Entre os equipamentos foram fiscalizados 115 trios, 21 camarotes e oito estúdios de rádio e TV.

A novidade deste ano foi o lançamento do e-book “Rotina Sequencial Básica de Vistoria para o Carnaval”, disponibilizado gratuitamente pela Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica. A publicação possui informações sobre os serviços de vistoria, montagem e manutenção dos trios elétrios, entre outros dados relacionados à festa.

Baixe aqui o E-book

Onde tem Carnaval, tem Crea-BA

Pelo segundo ano consecutivo o Crea lança campanha para a folia baiana. O objetivo é mostrar e valorizar a participação das engenharias, agronomia e geociências na montagem das estruturas e equipamentos para a festa. Um VT está sendo exibido nas emissoras: TV Bahia, TV Record, TV Band e TV Aratu, trazendo informação a respeito da participação dos profissionais habilitados, fazendo valer a alto nível técnico e a busca pela segurança para o folião. As redes sociais também foram mobilizadas com intuito de dar visibilidade ao trabalho do conselho e dos profissionais da área tecnológica.

A fiscalização do Crea-BA tem o objetivo de verificar o exercício e atividades das profissões reguladas pela Lei n° 5.194, de 1966, observando os princípios éticos e legais, compatíveis com as necessidades da sociedade.

Veja como é a atuação no Crea em cada estrutura para a festa:

Central Única de Vistorias (trios, elétricos e veículos) - São solicitadas Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), referentes à Vistoria veicular, manutenção e recarga de extintores, avaliação e manutenção do sistema hidrossanitário, vistoria da estrutura metálica da carreta ou semi-reboque, avaliação e manutenção do sistema elétrico e sonorização e avaliação e manutenção do grupo gerador.

Os circuitos Dodô, Osmar e Batatinha e a estrutura do carnaval dos bairros - são fiscalizados camarotes, estúdios de televisão, palcos, sala de imprensa, arquibancadas, praticáveis, pórticos, iluminação e luminosos, restaurantes, postos de combustíveis, condomínios habitados e hotéis. Serão solicitadas ART, referentes a projeto, dimensionamento e montagem e desmontagem das estruturas metálicas, instalações elétricas em baixa tensão e de incêndio e pânico, programa de brigada contra incêndio, plano de emergência contra incêndio, plano de segurança contra situações de pânico – PSSP, manutenção e recarga de extintores, instalação e manutenção de sanitários químicos, e sistema de ar-condicionado, montagem de elevadores e gruas, acessibilidade, instalação e manutenção do grupo gerador e instalação de circuito fechado de TV.

Edição 66 | 2019