Ação Parlamentar reúne lideranças do Sistema e Deputados Federais

13/02/2020

Nesta quinta-feira (13/02), segundo dia da programação do Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, foi realizada uma Ação Parlamentar no Congresso Federal, em Brasília, para tratar de pautas ligadas à Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-BA organizou uma reunião com a liderança da Bancada Baiana e estiveram presentes o presidente do Confea, Joel Kruger, o presidente do Crea-BA, Luis Edmundo Campos, os deputados federais Daniel Almeida (líder da bancada da Bahia), Joseíldo Ramos, Afonso Florence e João Roma, além de conselheiros regionais, profissionais e coordenadores das Câmaras e Comissões do Crea Bahia.

Também estiveram representados pelas suas assessorias os deputados federais Cláudio Cajado, Igor Kannário, Alex Santana e Bacelar, além do senador Jaques Wagner. Na pauta foram discutidas propostas de lei como a da carreira de estado para engenheiros e agrônomos, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados e hoje tramita no Senado Federal; a federalização do Confea, que visa garantir a representação fixa de todos os estados do Brasil na Plenária do órgão; a proposta de lei que criminaliza o exercício ilegal da Engenharia; o apoio à lei do Salário Mínimo Profissional e outros temas que estão na Agenda Legislativa do Sistema Profissional, que foi entregue durante o ato.

O líder da bancada baiana, deputado Daniel Almeida, destacou a ação e falou sobre a importância de receber e dialogar com um sistema profissional da relevância do Confea, Crea e Mútua. O parlamentar afirmou ainda que vai apresentar a agenda legislativa para os deputados da Bahia no intuito da defesa das boas práticas da engenharia, visando a valorização das profissões e proteção da sociedade.

Para o presidente do Confea, Joel Kruger, a ação parlamentar foi muito proveitosa, pois permitiu o diálogo com diversas bancadas estaduais e a aproximação do Conselho Federal com o Parlamento Brasileiro, o que é fundamental para os avanços das pautas de interesse das profissões do Sistema e também da sociedade.

O presidente do Crea-BA, Luis Edmundo Campos, destacou que foi a segunda edição da Ação Parlamentar, lembrando que já tinha ocorrido um encontro em 2019. Ao lado da diretora da Escola Politécnica da UFBA, professora e engenheira Tatiana Dumet, que também participou da Ação, lembrou que a união de todas as instâncias é fundamental neste momento para conseguir avanços e garantir a participação do olhar técnico nas discussões políticas.

Confira aqui o conteúdo completo da Agenda Parlamentar do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Edição 66 | 2019