Encontro dos Inspetores reúne engenheiros de toda a Bahia

02/12/2019

Um fim de semana voltado às demandas da engenharia da Bahia. Este foi o resultado do Encontro de Inspetores, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, nos dias 29 e 30 de novembro, em Salvador. Representantes de 26 inspetorias participaram do evento que teve o objetivo de discutir as atribuições, alinhar procedimentos e apresentar informações sobre a atuação do Crea em todo o Estado.

Durante os dois dias os inspetores – profissionais da área tecnológica  que representam o Crea, exercendo liderança nas regiões  – conheceram, além de toda a estrutura física do Conselho, a estratégia da organização para atuar na área de fiscalização, registro e cadastro e de engenharia pública. Foram informados ainda sobre o papel das entidades, acobertamento profissional e importância da manutenção e inspeção predial.

A aproximação com estudantes, por meio do programa Universo Crea, e os investimentos voltados ao georreferenciamento também foram comunicados. Para o presidente do Crea, Luis Edmundo Campos, a realização de eventos como esse norteia a gestão e ajuda na multiplicação de informações sobre a atuação da instituição. “Os inspetores, por serem a representação da presidência em suas regiões, precisam estar em total sintonia com os rumos tomados pelo Conselho. Estamos fazendo uma gestão transparente e participativa, onde todos têm a oportunidade de contribuir com as profissões”, enfatiza.

Eleição – Durante o encontro, a inspetora de Vitória da Conquista, Nelma Moraes e inspetor de Barreiras, Maurício Mayer  foram eleitos os coordenadores do Colégio de Inspetores - fórum consultivo que tem o objetivo de buscar a unidade de ação por parte dos inspetores, no que se refere ao funcionamento e administração da inspetoria, uniformização de procedimentos visando a maximização da eficiência, eficácia e efetividade do Crea-BA, além de integração e desenvolvimentos das estruturas.

Ambos agradeceram a confiança dos colegas e se comprometeram em trabalhar em favor do fortalecimento das inspetorias e valorização dos profissionais.

O que disse os inspetores...

Para a inspetora de Vitória da Conquista, Nelma Moraes, o formato do evento foi interessante porque esclareceu dúvidas sobre o funcionamento do Crea e as metas a atingir. “Contribuiu muito para gente, com informações sobre registro, CAT e acobertamento profissional. Foi muito interessante pois nós, que somos a representação da presidência nos regionais, precisamos estar por dentro de tudo que está relacionado ao Conselho”.

Luís Eustáquio, inspetor de Bom Jesus da Lapa, afirmou estar satisfeito com a aproximação com o interior, realizada pela gestão do Crea. “Estamos fazendo trabalhos junto às faculdades no sentido de melhorar o currículo dos profissionais. Esse encontro foi ótimo porque conhecemos o nosso papel representativo e nossa postura diante dos problemas relacionados à engenharia”.

O inspetor de Barreiras,  Maurício Mayer, falou sobre a força do Colégio de Inspetores. “É neste grupo que conseguimos levar às demandas das regiões para o sistema Confea/Crea ou para as várias esferas do poder. Vivemos uma fase triste em relação às Engenharias e Geociências, por conta da crise e da necessidade de atualização da legislação, e o Crea, portanto, é um instrumento importante para garantir a segurança da sociedade e dinâmica das profissões”.

Carolina Neiva, inspetora de Irecê, afirmou que o evento atendeu suas expectativas. “Foi possível conhecer a agilidade dos processos de registro e de CAT e saber sobre a importância do papel do inspetor no interior, principalmente, para a defesa dos profissionais da minha região”.

O inspetor de Alagoinhas, Francislei dos Santos, mostrou-se surpreso com a visão de inovação e multidisciplinaridade da administração do Crea. “Devolveu a satisfação de pertencer ao Conselho”.

Nadja Pacheco

Edição 66 | 2019