X
Acesso aos Serviços

Notícias / Crea-BA

Notícias

Palestra sobre manutenção predial abre Encontro dos Inspetores

Encontro se estende até o sábado (30) e reúne representantes das 26 inspetorias

30/11/2019


Uma palestra sobre inspeção e manutenção predial iniciou os trabalhos do Encontro dos Inspetores, promovido até sábado (30) pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia. O evento reúne profissionais de toda a Bahia com o propósito de discutir as atribuições, alinhar procedimentos e apresentar informações sobre a atuação do Crea em toda a Bahia.

Os engenheiros e representantes do Ibape, Inálvaro Soares e Ana Mércia Lima, ficaram com a missão de discorrer sobre o tema: Inspeção e Manutenção Predial. Revelaram na oportunidade problemas ocasionados pela falta de manutenção e de leis que regulamentem o serviço em todo o Brasil.

Citaram ainda tragédias ocorridas em Fortaleza, como o desabamento de um prédio residencial em outubro; o incêndio no museu nacional  e do alojamento do Flamengo;  bem como, o acidente ocorrido na Boate Kiss, que matou 242 pessoas e feriu mais de 600, em 2013. Esta tragédia, segundo Inávaro Soares, fomentou a legislação sobre inspeção predial em todo o Brasil.


Importância da ART -
Outro ponto destacado por Inálvaro Soares é a negligência por parte de alguns síndicos em relação a exigência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para obras e serviços. “É uma garantia que precisa ser vista pelos síndicos como instrumento fundamental para a segurança do empreendimento”, observa.

Ainda sobre inspeção e manutenção predial, o presidente do Crea, engenheiro civil Luis Edmundo Campos, reforçou sobre a missão do Crea, que é a de verificar o exercício profissional e não a qualidade da obra, destacando a importância de cobrar a cada instituição o cumprimento de suas atribuições. “Todos devem fazer a sua parte para limpar o mercado da desqualificação. As universidades também devem ser responsabilizadas pelos profissionais que colocam no mercado”, revela.

Na programação do evento estão previstas ainda discussões sobre  a amplitude da fiscalização nas forças tarefas, assistência técnica pública e a importância das entidades de classe. O evento reúne representantes das 26 inspetorias do Crea-BA no interior do estado.

Nadja Pacheco

Fonte: Ascom Crea-BA

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

notícias

ver todas

revista

Revista 66

Edição 66 | 2019


outras edições