Palestra gratuita sobre Geotécnica Ambiental atrai profissionais

Evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (10), no auditório do Crea-BA.

11/07/2019

“Geotecnia Ambiental Aplicada a Depósitos de Resíduos: Investigação Ambiental, Projetos e Controle Tecnológico de Obras” foi o tema desta edição do Projeto Milton Vargas 2019, realizado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, na tarde desta quarta-feira (10), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA). O tema foi apresentado pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco, José Fernando Thomé Jucá. O evento contou com a participação do presidente do Conselho baiano, Luis Edmundo Campos.

Escolhido estrategicamente porque trata sobre barragens, aterros, mecânicas dos solos, fundações, aspectos de contaminação e tratamento dos contaminantes a Geotécnica Ambiental é um assunto de grande interesse dos profissionais da área tecnológica, conforme aponta o professor José Fernando Jucá: “O aterro sanitário é uma das áreas da geotecnia ambiental, que além de gerar energia, possui comportamentos geotécnicos que precisam ser avaliados. No Brasil, todo grande aterro tem problema de instabilidade. Existem também aqueles com grandes investimentos na área de aproveitamento energético, que não estão tendo bons resultados. Falta conhecimento e atitude por parte da área técnica. Espero animar as pessoas a estudarem mais esse assunto e as obras tenham um melhor resultado”, destacou.

O evento foi voltado para engenheiros civis, de minas, geólogos e estudantes e foi transmitido ao vivo pelo canal do Crea no Youtube. A palestra integra o Projeto Milton Vargas, realizado a cada ano em um estado. A iniciativa já ocorreu em cidades, como: Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nadja Pacheco

Edição 65 | 2019