Crea lança primeira edição do Prêmio Landulfo Alves

Iniciativa é voltada para os profissionais das ciências agrárias e inicia inscrições no dia 29 de maio

21/05/2019

Acesse aqui o edital

Ficha de Inscrição

O mundo precisa de iniciativas que reforcem o incentivo à produção de tecnologias limpas como forma de reduzir o uso de agrotóxicos e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia vem fazendo a sua parte, reforçando o compromisso com a sustentabilidade, com a promoção da primeira edição do Prêmio Landulfo Alves. A iniciativa, que conta com o apoio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea- Mútua - será lançada no dia 29 de maio, às 16 horas, na Bahia Farm Show, em Luis Eduardo Magalhães, e visa contribuir para o desenvolvimento de profissionais inovadores que atuem nas áreas de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura e Meteorologia do estado da Bahia.

O Prêmio Landulfo Alves nasceu com a proposta de estimular a geração de conhecimento e a cultura empreendedora e tem como tema: “Iniciativas de tecnologias limpas utilizadas para reduzir o uso de agrotóxicos e propor à sociedade uma agricultura saudável”. As inscrições serão abertas no dia 29 de maio e se estendem até 31 de julho. Poderão participar os profissionais (modalidades citadas acima) que estejam devidamente registrados e regular com o Sistema Confea-Crea no estado da Bahia ou demais estados, desde que o projeto apresentado esteja em desenvolvimento dentro do território baiano.

Os três melhores projetos serão premiados com R$ 15 mil (1º colocado), R$ 7,5 mil (2º) e R$ 5 mil (3º), além de troféu e medalhas. A comissão julgadora é formada por professores de instituições de ensino, representante do Crea/Mútua, pesquisador da Embrapa, jornalista da área agropecuária, profissionais de entidades e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti).

Os projetos serão julgados quanto ao grau de inovação, aplicabilidade, impactos (influência positiva na aplicação) e apresentação.  O edital do prêmio estará disponivel no site do Crea no dia do lançamento.

Confira o cronograma de atividades

Lançamento do prêmio e edital :29/05/2019;
Período de inscrições e divulgação do prêmio: 29/05/2019 a 31/07/2019
Divulgação das instruções para apresentação das propostas: 07/06
Divulgação dos trabalhos premiados e entrega da premiação: 11/10

Landulfo Alves –
Considerado um dos maiores nomes da Agronomia da Bahia, Landulfo Alves de Almeida nasceu em Santo Antonio de Jesus, em 1893. Foi interventor federal na Bahia e senador da República. Formou-se pela Escola Federal de São Bento das Lages, com especialização no  Agriculture and Mechanical College do Texas. Integrou o quadro de Agrônomos do Ministério da Agricultura e foi professor da Escola Federal de Agricultura.  Quando governou a Bahia, deu ênfase ao desenvolvimento agrícola e reestruturou a Secretaria de Agricultura, estimulando a fruticultura e a produção do algodão. Morreu em 15 de outubro de 1954.

Nadja Pacheco

Edição 63 | 2019